O Caso Monsanto: o novo papel das multinacionais
The Monsanto case: the new role of multinationals
Resumo
Em um contexto de globalização que ultrapassa a esfera econômica e se expande mais fortemente no setor da informação, as companhias multinacionais se vêem obrigadas a adequar progressivamente seus discursos e práticas a novos paradigmas ideológicos que afetam diretamente a sua capacidade de tomar para si um papel mais ativo como atores legítimos do sistema internacional. O fator central da análise deste fenômeno é a legitimidade (ou ausência da mesma) que um ator privado teria para assumir responsabilidades ligadas ao interesse público. O caso da companhia Monsanto é emblemático devido à sua presença em setores tão estratégicos e vitais como a biotecnologia e o setor alimentício. Percorrer o processo de adequação desta companhia nos dá uma visão mais clara dos perigos presentes nessa nova estruturação do sistema internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).