Análise pós-colonial da emergência do Boko Haram na Nigéria: um desafio às abordagens tradicionais
Resumo
O presente artigo pretende realizar um estudo de caso visando a teoria pós-colonial, principalmente os pressupostos apresentados por Edward Said, para analisar a circunstância da ascensão e permanência do grupo islamista Boko Haram no território nigeriano. Sendo assim, propõe-se a compreensão e o desenvolvimento da influência colonial sobre a circunstância analisada, utilizando o pressuposto de influência do Ocidente sobre o Oriente, além da relação entre políticas imperialistas e poder. A análise irá se debruçar sobre os argumentos reflexivistas utilizando as premissas pós-positivistas, históricas e interpretativistas, resultando em uma análise crítica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-04-14
Como Citar
Pereira Domenichini, A. C. ., Cavalmoretti, I. M., Saleme da Costa Cerqueira, J. ., Alves Guimarães, N. ., & Lohanna de Oliveira, S. . (2023). Análise pós-colonial da emergência do Boko Haram na Nigéria: um desafio às abordagens tradicionais. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 21(42), 114–137. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/27464
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).