Turismo e Gênero: uma Investigação sobre a objetificação e estereotipação da Imagem da Mulher na Publicidade da Embratur para atrair turismo internacional

Autores

  • Elisa Caiafa Ferreira Machado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo busca, na interseccionalidade das teorias feministas e pós-colonialistas de Relações Internacionais, realizar uma análise das propagandas veiculadas pelo governo brasileiro, mais especificamente pela Embratur, para discorrer de que forma esta contribuiu para a estereotipação das mulheres brasileiras no exterior e as utilizou como instrumento político para atrair turismo internacional, colocando o Brasil como destino turístico sexual, formando certos estereótipos femininos nacionais e internacionais difíceis de reverter.

Palavras-Chave: Feminismo pós-colonial. Turismo sexual. Objetificação. Sexualização da figura feminina brasileira. Embratur.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Caiafa Ferreira Machado, E. (2024). Turismo e Gênero: uma Investigação sobre a objetificação e estereotipação da Imagem da Mulher na Publicidade da Embratur para atrair turismo internacional . Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 22(44), 7–31. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/32777