Turismo e Gênero: uma Investigação sobre a objetificação e estereotipação da Imagem da Mulher na Publicidade da Embratur para atrair turismo internacional
Resumo
O presente artigo busca, na interseccionalidade das teorias feministas e pós-colonialistas de Relações Internacionais, realizar uma análise das propagandas veiculadas pelo governo brasileiro, mais especificamente pela Embratur, para discorrer de que forma esta contribuiu para a estereotipação das mulheres brasileiras no exterior e as utilizou como instrumento político para atrair turismo internacional, colocando o Brasil como destino turístico sexual, formando certos estereótipos femininos nacionais e internacionais difíceis de reverter.
Palavras-Chave: Feminismo pós-colonial. Turismo sexual. Objetificação. Sexualização da figura feminina brasileira. Embratur.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português
English