Diálogos e embates: Teoria Queer e Pós-colonialismo nas Relações Internacionais
Resumo
O presente artigo busca explicitar as críticas feitas à Teoria Queer nas Relações Internacionais por acadêmicos pós-coloniais. Para tal, é realizada uma revisão bibliográfica de publicações que tratem das questões queer e pós-colonial de forma conjunta e comparada, com ênfase para os trabalhos dos autores William J. Spurlin, Rahul Rao e Jasbir Puar. Assim, promove-se uma discussão acerca daquilo que aproxima ambas as correntes teóricas e, subsequentemente, apresentadas os principais pontos de embate. Conclui-se que a Teoria Queer nas RI possui vieses coloniais e ocidentais sendo necessária uma análise mais interseccional por parte dos teóricos queer para uma compreensão holística do ambiente internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).