Diário de Viagem:
No limite do Sahara, uma experiência Marroquina
Resumo
O texto aborda uma jornada de um mês no Marrocos, escrita em formato de diário de viagem. A experiência foi mais que uma simples viagem; foi uma imersão profunda em uma cultura e em um ambiente semiárido que moldaram a percepção de liberdade, simplicidade e comunhão do autor. Conhecendo diferentes cidades, comunidades e desertos, o objetivo principal foi trabalhar de forma voluntária em um projeto sustentável em um vilarejo próximo a Tagounite, a fim de intensificar a imersão nos costumes marroquinos. Os desafios foram inúmeros, sendo o principal deles a adaptação ao ambiente extremo do clima semiárido, muito quente e seco, além das diferenças culturais e barreiras linguísticas. A resiliência das pessoas que habitam essa região, o toque humano, as cores e a hospitalidade marroquina revelaram a beleza nas pequenas coisas, enquanto o trabalho comunitário proporcionou um sentido maior de pertencimento. No relato, há reflexões sobre o isolamento em um ambiente extremo e o ritmo lento de vida, questionando os vícios modernos que nos afastam do real. Ao explorar paisagens intocadas e compartilhar refeições simples, o autor cria uma nova apreciação pelas coisas essenciais. A narrativa convida o leitor a refletir sobre a simplicidade da vida, a importância das conexões humanas e a necessidade de desacelerar para realmente experimentar o mundo ao nosso redor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).