O fundamentalismo protestante e a formulação da política externa norte-americana
Keywords:
Estados Unidos, Fundamentalismo protestante, Política externa norte-americana, Pensamento neoconservador.Abstract
O presente artigo pretende contribuir para maior esclarecimento dos fatores que influenciam a política de inserção dos EUA no Sistema Internacional. Para tanto, serão analisados quais são os padrões recorrentes de conduta que tem orientado a formulação da política externa norte-americana, principalmente, após os atentados terroristas de 11/9. Partimos da ideia de que o fundamentalismo protestante, advindo com os primeiros colonos ingleses que chegaram aos EUA, juntamente com a sua ideia de “nação excepcional” e “missão especial”, tem exercido grande influência tanto na formação da identidade coletiva e do Estado norte-americano quanto nas políticas elaboradas pelo governo dos EUA, em especial em resposta aos atentados terroristas de 11/9.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).