As três vertentes da proteção internacional dos direitos da pessoa humana: direito internacional dos refugiados e o princípio do non-refoulementUma nova realidade e novos problemas são atualmente enfrentados pelos refugiados do mundo inteiro. Assim, torna
Keywords:
Proteção internacional dos refugiados, Direitos humanos, Direito humanitário, Princípio do non-refoulement.Abstract
Uma nova realidade e novos problemas são atualmente enfrentados pelos refugiados do mundo inteiro. Assim, torna-se necessária uma abordagem integrada das três vertentes da proteção internacional dos direitos humanos (direito dos refugiados, direitos humanos e direito humanitário), de forma a ampliar a proteção a essas pessoas, especialmente no que concerne ao respeito ao princípio do non-refoulement. Finalmente, conclui-se que, para uma proteção internacional efetiva dos refugiados, é essencial um refúgio baseado em direitos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Vieira de Paula, B. (2012). As três vertentes da proteção internacional dos direitos da pessoa humana: direito internacional dos refugiados e o princípio do non-refoulementUma nova realidade e novos problemas são atualmente enfrentados pelos refugiados do mundo inteiro. Assim, torna. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 5(9), 31–65. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/4067
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).