Construção social da identidade e violência étnica: o movimento nacionalista hindu
Keywords:
Hinduísmo, Identidade, Índia, Nacionalismo, Violência étnica.Abstract
O artigo pretende discutir a relação entre construção social da identidade e violência étnica por meio da análise dos processos que levaram aos conflitos ocorridos em Ayodhya (Uttar Pradesh, Índia), em 1992. Para tanto, foi tomada uma perspectiva que leva em conta o desenvolvimento da identidade nacional hindu de acordo com processos históricos condicionantes e com construções discursivas enviesadas por grupos de elite que dela se beneficiam. Argumenta-se que a violência étnica é favorecida pela construção de discursos que devem ser inseridos em contextos históricos e sociais, o que implica identificar quem elabora tais discursos e com que objetivos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Santos Ribeiro de Oliveira, M., & Martins, L. (2012). Construção social da identidade e violência étnica: o movimento nacionalista hindu. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 4(8), 57–77. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/4071
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).