Ética e moral no realismo político. Uma análise comparativa entre as teorias políticas de Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Hans Morgenthau
Keywords:
Realismo político, Ética, Moral, Natureza humana, Política do poder.Abstract
No estudo das Relações Internacionais, as considerações sobre a ética e a moral são de suma importância, devido mão apenas à ausência de um consenso na teorização e aplicação desses conceitos, mas sobretudo porque as questões que surgem no sistema internacional em meados do século XX, como o poder nuclear ou temas relativos ao meio ambiente, aos direitos humanos e à interdependência global, exigem reflexões mais profundas nesse campo. Pressupondo que Morgenthau estabelece novos parâmetros para a compreensão da ética e da moral em relação a Maquiavel e Hobbes, esta investigação terá como propósito definir os pontos de convergência e de divergência entre as doutrinas desses autores, mediantes uma análise de suas obras e de seus principais críticos, assim como do contexto histórico-cultural em que suas teorias foram elaboradas, para determinar o papel dos princípios normativos na política para a corrente realista.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).