Discutindo a viabilidade da inclusão da Turquia na União Europeia
Keywords:
União Europeia, Turquia, Alargamento.Abstract
A União Europeia vive uma nova fase caracterizada pelo alargamento do bloco regional europeu mediante a candidatura de treze novos membros, oriundos da Europa Central e do Leste Europeu. Este artigo pretende discutir a inserção da Turquia no fenômeno do regionalismo europeu, tendo sido este país escolhido devido às suas características geográfica, política e social bastante peculiares em relação aos demais candidatos a membro da União Europeia. A inserção da Turquia no bloco de integração se dará via o cumprimento de critérios de adesão, os quais envolvem a harmonização dos aspectos econômicos, sociais e políticos entre o país candidato e a União Europeia. Nesse sentido, discutiremos os fatores que favorecem a Turquia no seu processo de adesão bem como os possíveis entraves à sua integração à União Europeia.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
