A criação da Otan e sua permanência do período pós-Guerra Fria
Keywords:
Segurança internacional, Otan, Comunidade de segurança, Segurança europeia, Relações InternacionaisAbstract
Logo no início da Guerra Fria, a aliança ocidental, liderada pelos Estados Unidos, fundou, em abril de 1949, por meio do Tratado de Washington, a Organização do Tratado de Atlântico Norte – Otan -, aliança militar de assistência mútua contra uma possível tendência expansionista da União Soviética – URSS. Esta, por sua vez, juntamente com seus satélites, institucionalizou o Pacto de Varsóvia. Em 1991, com o fim da bipolaridade, ocorria a fragmentação da União Soviética e, consequentemente, o esvaziamento da ameaça permanente que ela representava para os países ocidentais. O Pacto de Varsóvia deixa de existir, mas a Otan permanece até os dias atuais como uma aliança de Estados. Em 1999, através de um bombardeio aéreo, a Aliança intervém no conflito da Iugoslávia e passa a administrar a crise, mantendo tropas no local. A partir de uma perspectiva histórica, faremos uma análise teórica das mudanças estratégicas da Otan no pós-Guerra Fria, visando a compreender seu papel no atual cenários internacional considerando sua atuação em novas missões de segurança. Para tanto, aliaremos, também, qual seria sua relevância para os interesses estratégicos norte-americanos na manutenção da segurança europeia e como se dá, atualmente, o relacionamento da Rússia com a Aliança.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).