Solidariedade transnacional: o caso do Exército Zapatista de Libertação Nacional
Keywords:
Solidariedade transnacional, Espaço de fluxo, Redes solidárias, Movimentos sociais, Esfera públicaAbstract
O propósito do presente artigo é analisar a solidariedade transnacional estabelecida entre movimentos sociais, utilizando como objeto de estudo de caso o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) de Chiapas, sul do México, que foi o primeiro movimento social latino-americano a utilizar-se ostensivamente da Internet, estimulando encontros internacionais com outros movimentos sociais com o intuito de estabelecer redes solidárias que promovessem resultados mais efetivos. A abordagem do tema justifica-se, portanto, pela necessidade de conhecer o significado da solidariedade transnacional entre movimentos sociais nas relações internacionais, sobretudo, em um momento em que as redes de movimentos sociais surgem como um contraponto crítico ao processo econômico, político e social global atual. O conhecimento das redes de solidariedade serve para demonstrar o papel exercido por atores da sociedade civil organizada como grupos capazes de influir na construção de agendas em nível internacional. Assim, o artigo sugere que a solidariedade transnacional seja uma força motriz que está impulsionando esses atores a pensarem, dialogarem e agirem em nível internacional como forma de buscar soluções para problemas globais, o que pode significar mudanças no comportamento dos Estados e até mesmo uma maior capacidade de influência sobre as tomadas de decisões nas relações internacionais.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).