Inserção na OTAN: negociação entre a Grécia e a Macedônia entre 1990 e 2019
Inset at NATO: negotiation between Greece and Macedonia between 1990 and 2019
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de adesão da antiga República Iugoslava da Macedônia à OTAN, que decorre desde 1990 até 2019. Dentre as causas deste longo processo estão as questões culturais e históricas quanto ao uso do nome Macedônia após a independência da República da Macedônia em 1991 e o não reconhecimento internacional do país pelo seu nome constitucional. Este artigo descreve os conflitos e analisa o processo de negociação à luz da Teoria Geral da Negociação, com destaque aos aspectos culturais.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-12-30
How to Cite
Santos, B. M. dos, Ferreira, Álvaro M., & Silva, I. M. (2020). Inserção na OTAN: negociação entre a Grécia e a Macedônia entre 1990 e 2019: Inset at NATO: negotiation between Greece and Macedonia between 1990 and 2019. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 19(38), 328–347. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/21212
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).