Centros financeiros offshore e o combate à lavagem de dinheiro: o caso das Bahamas
Offshore financial centers and the fight against money laundering: the case of the Bahamas
Resumo
A partir da década de 1980, as medidas neoliberais foram amplamente adotadas pelos governos latino americanos. A liberalização dos fluxos de capitais internacionais, especificamente os fluxos de conta capital-financeira, durante as décadas de 1970 e 1980, facilitou a movimentação de capitais, com exigências fiscais particularmente flexíveis ou inexistentes. Além disso, também criou novas oportunidades para atividades ilícitas no sistema financeiro. No final dos anos 1980, discussões e iniciativas internacionais pelo fim da obscuridade destas movimentações tiveram início. Neste contexto, a Financial Action Task Force (FATF) é criada e se consolida como principal organização no combate à lavagem de dinheiro, desempenhando um papel fundamental na coordenação de ações internacionais direcionadas a centros financeiros offshore, muitos deles localizados na região do Caribe. Este trabalho objetiva explicar o processo de adequação comportamental das Bahamas a essas normas e seus desdobramentos econômicos. Para tanto, se aplica o practice tracing para identificar os principais atores, mecanismos e motivações envolvidos na emergência das normas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).