Segurança no Oriente Médio: a TCRS e o conflito israelo-iraniano

Autores

  • Irla Avelino UEPB
  • Débora Regis UEPB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, através da metodologia do process tracing, analisar o conflito envolvendo Israel e Irã e suas consequências locais e regionais. Para isso, a análise será feita com base nos estudos de Barry Buzan e Ole Waever sobre a Teoria dos Complexos Regionais de Segurança, desenvolvida para entender como as dinâmicas de poder regionais influenciam questões de segurança. Desse modo, este trabalho resume brevemente os momentos de cooperação entre Israel e o Irã até o início das hostilidades, buscando mostrar como o desenvolvimento do programa nuclear iraniano dificultou as relações entre os países e como este conflito afeta a dinâmica das relações entre os diferentes Estados da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irla Avelino, UEPB

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba, integrante do Centro de Pesquisa em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Débora Regis, UEPB

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba, integrante do Centro de Pesquisa em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR) e do Grupo de Pesquisa sobre Realismo Periférico e a obra de Morgenthau na atualidade, além de fellow student da Stand With Us Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Avelino, I., & Regis, D. . (2024). Segurança no Oriente Médio: a TCRS e o conflito israelo-iraniano. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 22(43), 165–183. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/30245