A Construção de uma Ameaça:
uma Análise do Processo de Securitização da Pirataria Somali
Resumo
A prática da pirataria na costa da Somália teve impactos relevantes no comércio marítimo e incitou a reação da comunidade internacional, culminando nas resoluções do CSNU emitidas em 2008. Tendo isso em vista, o presente artigo procura diagnosticar, sob uma perspectiva da Teoria da Securitização proposta pela Escola de Copenhague, como se deu a construção da ameaça relativa à pirataria somali a partir das resoluções do CSNU em 2008. Nesse sentido, através de uma revisão de fontes primárias e secundárias, o texto encaminha-se para uma contextualização da pirataria no Chifre da África como uma ameaça internacional, buscando responder, por fim, como ocorreu a construção e o desenvolvimento dos elementos referentes ao processo de securitização e sua mobilização no contexto internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).