'Colombianização" do México? Economia política da droga e cooperação securitária interestatal
Palavras-chave:
Narcotráfico, Relações interamericanas, Cooperação securitária, ColombianizaçãoResumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o narcotráfico no continente americano, a partir de sua interface com a segurança internacional e com a cooperação interestatal. Nosso objetivo é compreender a atual "guerra às drogas" no México a partir da experiência histórica recente da região, em especial da Colômbia nos anos 1990, dialogando os estímulos econômicos do negócio com a lógica político-estratégica da repressão antidrogas. Para tal, empregam-se revisão da bibliografia do tema, análise de fontes primárias (oficiais e jornalísticas) e recursos estatísticos básicos. Apontam-se, como conclusão, diferenças conjunturais e estruturais entre as duas experiências, revelando-se a inadequação da ideia de "colombianização" para se compreender a atual crise mexicana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Santos Borba, P. (2012). ’Colombianização" do México? Economia política da droga e cooperação securitária interestatal. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(15), 65–89. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3871
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).