Intervenções humanitárias, direitos humanos e o interesse nacional norte-americano

Autores

  • Matheus de Carvalho Hernandez Unesp Campus Marília

Palavras-chave:

Estados Unidos, Direitos humanos, Intervenções humanitárias, Governo Clinton, Kosovo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir de que maneira, no pós-Guerra Fria, os Estados Unidos, durante o governo Clinton, utilizaram a introdução do tema dos direitos humanos na agenda internacional para elaborarem a conceituação de Estados e, consequentemente, legitimarem as intervenções humanitárias como a ocorrida no Kosovo em 1999. Ademais, este estudo objetiva evidenciar a relação existente entre as intervenções de caráter humanitário e os interesses nacionais norte-americanos, revelando-nos que, ao contrário da meta da Conferência de Viena de 1993, os direitos humanos ainda não se mostram como uma associação de objetivos e tampouco como regime internacional dissociado dos temas relativos ao poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Carvalho Hernandez, Unesp Campus Marília

Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Marília e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na linha Relações Internacionais e Desenvolvimento, da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp-Marília.

Downloads

Como Citar

de Carvalho Hernandez, M. (2012). Intervenções humanitárias, direitos humanos e o interesse nacional norte-americano. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 6(12), 53–78. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3892