Avaliação da missão de paz no Haiti de 2004 a 2005: uma proposta metodológica
Palavras-chave:
Segurança internacional, Operações de paz, ONU, Haiti.Resumo
O envolvimento das Nações Unidas em países ao redor do mundo se tornou mais frequente à medida que Estados per se enfrentam problemas que não conseguem solucionar sozinhos. Para entender tais problemas, é necessário ir além das fronteiras estatais e levar em consideração o papel que as organizações internacionais desempenham. O Haiti, em particular, enfrenta problemas políticos e econômicos e, por isso, tem sido palco para operações de paz desde 1993. Assim, a análise da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah, et. 2004) e seus esforços para estabelecer um governo democrático são fundamentais. Este trabalho analisa os dois primeiros anos das atividades da Minustah. Para tanto, a primeira seção é dedicada à elaboração de um modelo que apresenta variáveis essenciais para um modelo "ideal" de operações de paz. A segunda parte é destinada a validar o modelo e, por isso, o estudo tomou por base outras duas operações, a Onumoz em Moçambique e a Unosom II na Somália. Por fim, baseado no modelo, o estudo finaliza com a avaliação da missão durante os dois primeiros anos de atividade. Usando esse método, foi possível verificar que a Minustah não alcançou os objetivos propostos ao final de 2005.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Rocha Rebelo, T. (2012). Avaliação da missão de paz no Haiti de 2004 a 2005: uma proposta metodológica. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 6(12), 79–99. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3893
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
