Os debates em Relações Internacionais e a emergência do movimento construtivista
Palavras-chave:
Relações Internacionais, Debates, Meta-teoria, Construtivismo.Resumo
Este artigo busca estabelecer uma narrativa acerca do elo entre os três debates em Relações Internacionais e a emergência do movimento construtivista. Para isso, três passos serão dados: primeiro, entendem-se as características principais de cada um dos debates; segundo, propõe-se um modelo de análise crítica do modo de estruturação dos enfrentamentos entre os oponentes nos três debates; terceiro, compreende-se como o construtivismo se deparou com um espaço profícuo para a proposição de seu internamente multifacetado projeto. Ao final, conclui-se que o movimento construtivista traz o potencial para um novo modelo comunicativo, para a constituição de um espaço de diálogo que, ao invés de pela polêmica, fundamenta-se pela problematização do campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Coutinho Lage, V. (2012). Os debates em Relações Internacionais e a emergência do movimento construtivista. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 6(12), 101–121. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3894
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
