A bonomia do gigante: debates da política externa brasileira no Segundo Reinado e na República Velha
Palavras-chave:
Política externa brasileira, Segundo Reinado, República Velha, Teoria das Relações Internacionais, Potência intermediária.Resumo
O artigo propõe uma análise da política externa brasileira no Segundo Reinado e na República Velha centrada na complexidade dos debates sobre as normas referentes às suas relações com aquelas que foram chamadas de “três mais poderosas nações do mundo” e à sua participação na conferência de Haia de 1907. A partir da leitura de documentos primários, delineia uma tensão no locus de enunciação da política externa brasileira entre as tradições pluralista e universalista da teoria política internacional. Esta tensão é então relacionada à interpretação do Brasil, por Rui Barbosa, como um país intermediário no ordenamento internacional. Finalmente, esboça-se a relação entre os achados do texto e o pensamento social brasileiro e a política externa brasileira contemporânea.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).