O processo de construção democrática no Iraque: uma análise acerca da legitimidade e dos elementos determinantes para a durabilidade do regime democrático
Palavras-chave:
Democracia, Guerra do Iraque, Transição democrática, Poliarquia, Deliberacionismo, Cultura política.Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão teórica acerca do processo de transição democrática, a partir da análise da invasão anglo-americana no Iraque. A partir de uma breve apresentação de abordagens relevantes da teoria democrática contemporânea, buscou-se realizar um esforço analítico no sentido não apenas de constatar a presença ou ausência dos elementos que constituem um regime democrático, mas de avaliar as condições favoráveis à sua consolidação e durabilidade no Iraque atual. Além disso, esta análise nos permite, ainda que de forma breve, apontar algumas perspectivas para a situação política do país e possibilidades de que este venha a vivenciar, de fato, um regime democrático.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).