Argentina e Bolívia em perspectiva comparada: a crise do sistema político-eleitoral democrático.
Palavras-chave:
Democracia, Institucionalização democrática, Patch dependent, Método histórico comparado.Resumo
Este artigo busca, em meio a dois contextos sociais, econômicos e culturais distintos, como são os casos de Argentina e Bolívia, verificar com especial atenção as variáveis intervenientes entre seus regimes político-eleitorais, pós-transição de suas respectivas ditaduras militares na década de 1980, e o estopim de crises políticas desestabilizadoras de suas rotinas democráticas. Conclui-se, através do método histórico comparado de Collier e Collier (1991), que as crises que desestabilizaram a democracia eleitoral nesses países são variáveis históricas dependentes (patch dependentes) das dinâmicas criadas pelas próprias características dos novos regimes instituídos e das particularidades de suas transições (critical juncture). A essas dinâmicas denominou-se ciclo vicioso de institucionalização (VALENZUELA, 1992), cujas variáveis são a queda da legitimidade a priori do regime democrático, a incapacidade de mediação do conflito político e a incapacidade de administração do conflito social no novo sistema.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).