Análise Temporal do Uso e Cobertura da Terra na Bacia do Rio Boa Vista, Ouro Preto do Oeste-RO / Temporary Analysis of Land Use and Coverage in the Rio Boa Vista River, Ouro Preto do Oeste-RO

Autores

  • Leonardo Rosa Andrade Faculdades Integradas de Cacoal https://orcid.org/0000-0003-2695-1771
  • João Paulo Papaleo Costa Moreira Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM
  • Alex Mota dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2019v29n56p81

Resumo

O município de Ouro Preto do Oeste tem na microbacia do Rio Boa Vista a principal fonte de água para abastecimento público, e vem enfrentando problemas de baixa disponibilidade hídrica durante o período de estiagem. No sentido de compreender melhor a microbacia e de que maneira ocorreu a dinâmica de uso e ocupação da terra na mesma, este estudo realiza uma análise temporal de imagens de satélite para os anos de 1973, 1984, 1993, 2007 e 2018, relacionando às mudanças da paisagem com as características da microbacia e o tipo de atividade econômica, além de propor medidas de gestão dos recursos hídricos que possam melhorar a qualidade e aumentar a disponibilidade hídrica na microbacia. Nos períodos analisados houve um aumento progressivo das áreas antropizadas, passando de 52,59 km² (29,03%) em 1973, para 155,47 km² (85,94%) em 2018. A análise temporal da cobertura vegetal da microbacia do Rio Boa Vista indica um comportamento coerente com o processo vigente nas últimas décadas na região, ou seja, antropização inicial acelerada, com posterior remoção gradual da floresta. Assim, foi possível identificar que os fragmentos de floresta remanescentes estão isolados e que nas porções oeste e sul da microbacia encontram-se as áreas mais vulneráveis as ações de erosão, dado o relevo, o tipo de solo, o elevado índice de antropização e a criação de gado.

Palavras–chave: Ocupação da Amazônia, Sensoriamento Remoto, Gestão de Recursos Hídricos.

Abstract

The county of Ouro Preto do Oeste have the Boa Vista River the primary source of water for public supply and has been facing problems of low water availability during the dry season. In order to better understand the watershed and how the dynamics of use and occupation of the land as well, this study performs a temporal analysis of satellite images since 1973, 1984, 1993, 2007 and 2018, relating to changes of the landscape with the characteristics of the watershed and the type of economic activity, in addition to propose measures of water resources management that can improve the quality and increase the availability of water in the watershed. In the analysed period there was a progressive increase in the areas occupied by man, from 52.59 km² (29.03%) in 1973, to 155.47 km² (85.94%) in 2018. The temporal analysis of the vegetation cover of the watershed of the river Boa Vista indicates a behaviour consistent with the current process in recent decades in the region, i.e. anthropisation accelerated initial, with gradual subsequent removal of the forest. Thus, it was possible to identify that the remaining forest fragments are isolated and that in the West and South portions of the watershed are the most vulnerable areas erosion actions, given the topography, soil type, the high level of anthropisation and cattle breeding.

Keywords: Occupation of the Amazon, Remote Sensing, Water Resources Management.

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Biografia do Autor

Leonardo Rosa Andrade, Faculdades Integradas de Cacoal

Mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Santo André, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Tem experiência na área de Licenciamento Ambiental, como Analista Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA e em elaboração de planos municipais de saneamento básico, como Consultor Técnico do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte - COPIRN. Foi estagiário no Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, bem como realizou estágio no projeto "Águas limpas num clima incerto", da Universidade de Michigan. Atualmente é Professor da UNESC (Faculdades Integradas de Cacoal) e Conselheiro no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal-COMDEMA.

João Paulo Papaleo Costa Moreira, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM

raduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Ji-Paraná. Desenvolveu trabalhos em várias áreas da Engenharia Ambiental, buscando um conhecimento amplo de todos os segmentos de atuação do Engenheiro Ambiental. Trabalhou com um sistema denominado Fossa Séptica Biodigestora para tratamento de esgoto na zona rural. Atou como Professor do IFRO campus Colorado do Oeste-RO e SENAI - Ariquemes. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Cacoal, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, buscando contribuir para o planejamento municipal sustentável, e desenvolver o ambiente urbano com o menor impacto ambiental possível. Atualmente trabalha como engenheiro ambiental na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná 92014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, campus da cidade de Aparecida de Goiânia. Tem experiência na aplicação de Geotecnologias, nomeadamente Sistema de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento por Satélite, Topografia, Geodésia, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto aplicados à educação, análise de recursos hídricos, vegetação,uso, ocupação do solo. Tem experiência em mapeamentos participativos junto aos povos indígenas de Rondônia (Cartografia Social) e análise do meio físico (Cartografia Cartesiana) das terras indígenas em Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Atualmente atua na área de Engenharia de Transportes com foco em análises espaciais de acidentes no trânsito, produção e adequação de dados de densidade demográfica, análise em rede e análises de imagens orbitais de sensoriamento remoto para análise de impactos socioambientais.

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Publicado

2019-02-20