MUDANÇA RECENTE NO LEITO DO RIO SOLIMÕES À MONTANTE DA CONFLUÊNCIA COM O RIO NEGRO, AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1114Palavras-chave:
rio Solimões, dinâmica fluvial, Sensoriamento RemotoResumo
As implicações da dinâmica fluvial no rio Solimões podem atingir diferentes escalas, sejam elas locais ou regionais. A razão para isso está na importância que o rio Solimões possui para os moradores, principalmente ribeirinhos, e para o transporte de cargas e passageiros na região. A área de estudo está inserida no complexo sistema fluvial da confluência dos rios Solimões com o rio Negro, logo à montante do “encontro das águas”. Uma das consequências naturais dessa rápida mudança foi acelerar a erosão lateral (terra caída) na margem esquerda, principalmente na Costa do Catalão, afetando vida dos moradores daquela margem com perda de terreno e plantações, mudança de residências dentre outros prejuízos. Já os moradores da margem direita, afetados pelo preenchimento do canal, passaram a ter dificuldades de locomoção durante o período de vazante do rio Solimões. Este trabalho teve por objetivo analisar o rápido preenchimento e mudança do leito principal do rio Solimões, que se encontrava na margem direita, bifurcado pela Ilha da Marchantaria, e seu encaixe à margem esquerda do rio. Para a elaboração do trabalho, adotou-se os de sensoriamento remoto que permitem a estimativa quantitativa de índices hidromorfológicos em múltiplas escalas espaciais. Utilizou-se imagens da série Landsat (TM-5 e OLI-8) com intervalo temporal 23 anos (1995, 2005 e 2018) com recorte espacial para a área em estudo. Dessa forma, as interpretações das imagens de satélite, conclui-se que este trecho do rio Solimões está passando por mudanças morfológicas no seu leito, sedimentado na margem direita e erodindo na margem esquerda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.