O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS TRAZEM SOBRE O CONTINENTE ANTÁRTICO E A CRIOSFERA?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p987Palavras-chave:
educação polar, ensino de Geografia, AntárticaResumo
A educação polar é fundamental diante da emergência climática, contudo, ainda precisa ser consolidada em âmbito brasileiro. Dessa forma, os objetivos dessa pesquisa são: (i) avaliar como a Criosfera se apresenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); (ii) fazer um levantamento do conteúdo Criosfera em 30 livros didáticos (LD) do ensino fundamental e médio; (iii) avaliar os conteúdos quanto ao assunto abordado e a atualidade. Para avaliação do conteúdo Criosfera na BNCC, as seguintes palavras chaves foram procuradas do documento: Criosfera, Antártica, Ártico, Criosfera e geleiras; somente “Antártica” está presente na BNCC, com uma citação para o oitavo ano “(EF08GE21). Dos 30 LD avaliados, em seis havia menções à Criosfera. Os dois LD que possuem capítulos inteiros dedicados às regiões polares e que, portanto, foram considerados os mais adequados para a educação polar são: Araribá Mais Geografia (8°ano) e Expedições Geográficas (9°ano). Contudo, destaca-se que foram encontrados vários dados desatualizados e termos usados incorretamente nos LD, o que pode ocorrer devido à escassez de material traduzido para a língua portuguesa para dar suporte aos escritores do material. Portanto, a produção de material paradidático e a divulgação científica dos grupos que atuam na temática polar deverá desempenhar um papel fundamental nesta conjuntura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.