O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS TRAZEM SOBRE O CONTINENTE ANTÁRTICO E A CRIOSFERA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p987

Palavras-chave:

educação polar, ensino de Geografia, Antártica

Resumo

A educação polar é fundamental diante da emergência climática, contudo, ainda precisa ser consolidada em âmbito brasileiro. Dessa forma, os objetivos dessa pesquisa são: (i) avaliar como a Criosfera se apresenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); (ii) fazer um levantamento do conteúdo Criosfera em 30 livros didáticos (LD) do ensino fundamental e médio; (iii) avaliar os conteúdos quanto ao assunto abordado e a atualidade. Para avaliação do conteúdo Criosfera na BNCC, as seguintes palavras chaves foram procuradas do documento: Criosfera, Antártica, Ártico, Criosfera e geleiras; somente “Antártica” está presente na BNCC, com uma citação para o oitavo ano “(EF08GE21). Dos 30 LD avaliados, em seis havia menções à Criosfera. Os dois LD que possuem capítulos inteiros dedicados às regiões polares e que, portanto, foram considerados os mais adequados para a educação polar são: Araribá Mais Geografia (8°ano) e Expedições Geográficas (9°ano). Contudo, destaca-se que foram encontrados vários dados desatualizados e termos usados incorretamente nos LD, o que pode ocorrer devido à escassez de material traduzido para a língua portuguesa para dar suporte aos escritores do material. Portanto, a produção de material paradidático e a divulgação científica dos grupos que atuam na temática polar deverá desempenhar um papel fundamental nesta conjuntura.

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Biografia do Autor

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Luiz Felipe Velho, IF/RS

Engenheiro Cartógrafo (2006), mestre (2009) e doutor (2014) em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e especialista em Educação Básica e Profissional (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Desde 2010, é professor da área de Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Atua na área de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia, especialmente aplicados aos processos criosféricos. Tem experiência na área de Geociências, desenvolvendo trabalhos nos temas dinâmica glacial, Sensoriamento Remoto de áreas urbanas e Ilhas de Calor, bem como desenvolve trabalhos em educação, com ênfase na interdisciplinaridade, e de divulgação científica.

Beatriz da Silva França, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Área de interesse: educação polar

Janine Borges Fernandes, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Área de interesse: educação polar

Aline Silva de Bona, IF/RS

Em 1996, como primeira opção de vestibular: ingressa na UFRGS para ser "professora de matemática". Desde 1997 dedica-se ao Ensino de Matemática, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRGS (1999) e Bacharelado em Ciências Contábeis pela FAPA (2008), sendo a mesma uma aplicação da matemática à ciência social. Professora nomeada de matemática do Ensino Fundamental e Médio/Profissional do Colégio Estadual Ruben Berta por mais de 10 anos, e em constante formação continuada e em busca de novos desafios sempre. Em 2010 foi um ano de muitos concursos públicos e novas aprendizagens EAD, em busca de uma matemática para todos! Atualmente professora do IFRS - Campus de Osório, que estou adorando! Defendi minha dissertação sobre os Portfólio de Matemática em 6/12/2010, e no segundo ano do doutorado em Informática na Educação, na UFRGS/PPGIE, com um estudo sobre "Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, sob a orientação da Prof. Léa Fagundes e coorientação do Prof. Marcus Basso, qualifico a pesquisa em 17 de abril de 2012, e defendo a minha tese dia 22 de novembro de 2012, aprovada e homologada em 26 de novembro de 2012, pela Banca: Prof. Cleci Maraschin, Elisabeth Búrigo e Lúcia Giraffa. Só Alegria. Além disso, finalizei um curso de especialização EAD para aprender como o estudante sente-se nessa modalidade de curso, além de aprender mais sobre metacognição, pois já atuei como tutora da distância de curso de especialização em Matemática, Mídias Digitais para educação básica, então viso aprender também vivenciando a experiência! Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), em 2013, no Instituto de Psicologia - Departamento Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade, com a supervisão da professora Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Nesta pesquisa estudo a aprendizagem de Matemática sob o olhar de Piaget. MÃE da Eduarda em 29/03/2014, do Igor em 28/01/2017, e da Alice em 06/09/2018. Todas gestações completas e com amamentação de no mínimo até 1 ano de idade. E sempre trabalhando e estudando!

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Petsch, C., Batista, N. L., Velho, L. F., França, B. da S., Fernandes, J. B., & Bona, A. S. de. (2023). O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS TRAZEM SOBRE O CONTINENTE ANTÁRTICO E A CRIOSFERA?. Caderno De Geografia, 33(74), 987. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n74p987