EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA:

REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TERRITÓRIO

Autores

  • Ivanio Folmer Universidade de Caxias do Sul
  • Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Território, Educação do Campo

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva da Educação do Campo, uma das modalidades da Educação Básica, tendo como aporte e referência fundamental o conceito de território. A pesquisa se desenvolveu no distrito de Arroio Grande no município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do sul Brasil. Utilizou-se a análise qualitativa por evidenciar uma pesquisa contextualizada na educação, com a relação dialética entre sujeitos e territórios. A partir da evolução da pesquisa, reafirma-se a importância da organização e articulação do projeto político pedagógico, com a realidade vivida pelos/as/dos/as educandos/s, compreendendo a importância da categoria de análise território e do ensino de geografia para a solidificação da Educação do Campo

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Biografia do Autor

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFSM.

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Folmer, I., Meurer, A. C. ., & Araújo, G. C. C. de . (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: : REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TERRITÓRIO. Caderno De Geografia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/31462

Edição

Seção

ARTIGOS