v. 33 n. 2 (2023): Número Especial

					Visualizar v. 33 n. 2 (2023): Número Especial

Os/as proponentes do dossiê Estudos em Educação do Campo: Disputas, Conflito(s) e  resistência(s), agradecem os/as autores/as colaboradores/as que se empenharam na escrita de reflexões teóricas, construindo excelentes textos problematizadores acerca de temas importantes no que tange a
Educação do Campo, o Território, as disputas e seus movimentos dialéticos.

Comprometemo-nos, desde o primeiro momento em produzir um corpus teórico a partir dos temas-chave citados acima, sobretudo a partir da luta dos povos trabalhadores e residentes do campo, estreitando a vinculação e as suas significações com a educação, escolarização e processos de aprendizagem que correspondem, necessariamente, sobre os modos de vida, mas também sobre a manutenção desta, em um território vivo e diverso.

Reforçamos acima de qualquer coisa nosso compromisso com o processo reflexivo crítico, em direção aos plenos direitos de os sujeitos viverem no campo, pautando-se a partir de suas práticas culturais, condições de reproduzirem seus saberes alicerçados na busca da plena cidadania.

Os textos contidos neste dossiê compõem uma amostra do que é produzido por pesquisadores e educadores engajados e preocupados com a renovação teórica, empírica e da experiência da Educação do Campo em um contexto reflexivo acerca das condições em que vivem e que muitas vezes são submetidos esses sujeitos.

Essa edição especial é um convite a leitura e a reflexão sócio-histórica da Educação do Campo a pesquisadores e educadores.

Prof.Dr.Ivanio Folmer (UFSM), Profa.Dra.Ane Carine Meurer (UFSM) e Prof. Dr.Gilvan Charles Cerqueira de Araújo (Universidade Católica de Brasília)

Brasil, setembro de 2023.

Publicado: 2023-09-25

ARTIGOS