A A CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL LOCAL:

O CASO DO TERRITÓRIO DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Renato de Oliveira Brito Universidade Católica de Brasília
  • Maria Luciana da Silva Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cláudia Chesini Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Educação, Campo, Escolas, Socioambiental, ODS

Resumo

A Lei nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), orientou a legislação educacional quanto à adequação das escolas às suas respectivas realidades e oferta de modalidades específicas, entre elas a Educação do Campo (EC). Em 2001, o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou as respectivas orientações para sua organização e oferta, instituídas pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A EC necessita de metodologias pedagógicas apropriadas à sua execução, tais como a Pedagogia da Alternância (PA), surgida na França, da década de 1930, como forma de combater o êxodo do jovem estudante do campo e fornecer formação pedagógica e técnica adequadas, ao relacionar as atividades escolares à realidade campesina. Segundo dados de 2020, da União das Escolas Famílias Agrícola do Brasil (UNEFAB), existem 145 escolas em funcionamento, espalhadas em 22 estados pelo país. Uma delas é a Escola Família Agrícola Serra da Capivara (EFASC), foco deste artigo. Criada em 2008, a EFASC está localizada no município de São Lourenço do Piauí e atende estudantes dos dezoito municípios do Território da Serra da Capivara (Piauí/Brasil), desenvolvendo uma proposta pedagógica de valorização e promoção de uma convivência harmônica com o Bioma Semiárido, tipicamente nordestino. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), e, em especial o ODS 4, orientou que as escolas devem desempenhar um papel de agente articulador na promoção do desenvolvimento sustentável em âmbito local. Neste artigo, trataremos sobre a atuação da EFASC e sua contribuição para o cumprimento dos ODSs no Território da Serra da Capivara, que abriga um Parque Nacional, criado em 1979 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991.

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Biografia do Autor

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Educação. Docente, Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Brasil

Maria Luciana da Silva Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB). Docente e Pesquisadora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF-Campus Serra da Capivara). Brasil

Cláudia Chesini, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Brasil

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Oliveira Brito, R. de ., Silva Nóbrega, M. L. da ., & Chesini, C. . (2023). A A CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL LOCAL: : O CASO DO TERRITÓRIO DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ, BRASIL. Caderno De Geografia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/geografia/article/view/31463

Edição

Seção

ARTIGOS