A A CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL LOCAL:
O CASO DO TERRITÓRIO DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ, BRASIL
Palavras-chave:
Educação, Campo, Escolas, Socioambiental, ODSResumo
A Lei nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), orientou a legislação educacional quanto à adequação das escolas às suas respectivas realidades e oferta de modalidades específicas, entre elas a Educação do Campo (EC). Em 2001, o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou as respectivas orientações para sua organização e oferta, instituídas pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A EC necessita de metodologias pedagógicas apropriadas à sua execução, tais como a Pedagogia da Alternância (PA), surgida na França, da década de 1930, como forma de combater o êxodo do jovem estudante do campo e fornecer formação pedagógica e técnica adequadas, ao relacionar as atividades escolares à realidade campesina. Segundo dados de 2020, da União das Escolas Famílias Agrícola do Brasil (UNEFAB), existem 145 escolas em funcionamento, espalhadas em 22 estados pelo país. Uma delas é a Escola Família Agrícola Serra da Capivara (EFASC), foco deste artigo. Criada em 2008, a EFASC está localizada no município de São Lourenço do Piauí e atende estudantes dos dezoito municípios do Território da Serra da Capivara (Piauí/Brasil), desenvolvendo uma proposta pedagógica de valorização e promoção de uma convivência harmônica com o Bioma Semiárido, tipicamente nordestino. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), e, em especial o ODS 4, orientou que as escolas devem desempenhar um papel de agente articulador na promoção do desenvolvimento sustentável em âmbito local. Neste artigo, trataremos sobre a atuação da EFASC e sua contribuição para o cumprimento dos ODSs no Território da Serra da Capivara, que abriga um Parque Nacional, criado em 1979 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991.
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