A TEORIA DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: A POSIÇÃO INTERCULTURAL DO SUJEITO NA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Fedeal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p655

Palavras-chave:

Educação do campo, Posição de sujeito, Livro didático, Interculturalidade.

Resumo

A produção textual que se apresenta é oriunda da pesquisa que investigou o discurso sobre a posição intercultural do sujeito na política nacional do livro didático para educação do campo. Neste intuito, utilizamos a análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2008) como caixa de ferramenta teórica-metodológica para comunicar os achados. A investigação se deu por meio do mapeamento das fontes primárias (PNLD/Campo 2016 e 2013) que nos remeteram às fontes secundárias como as leis, decretos, resoluções, artigos, dissertações e teses. Temos por finalidade apresentar os achados da pesquisa: O discurso sobre a posição intercultural dos sujeitos na política nacional do livro didático para educação do campo. Nas escavações realizadas do corpus analítico/descritivo chegamos à conclusão de que o discurso sobre a posição do sujeito está atravessada nos campos de domínio da democracia, da decolonialidade, dos direitos humanos e dos estudos culturais. Ordens discursivas que permeiam os sujeitos do campo se posicionarem interculturalmente na política nacional do livro didático.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Fedeal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Vieira de Melo, M. A. . (2023). A TEORIA DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: A POSIÇÃO INTERCULTURAL DO SUJEITO NA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Caderno De Geografia, 33(2), 655. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p655

Edição

Seção

ARTIGOS