A TEORIA DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: A POSIÇÃO INTERCULTURAL DO SUJEITO NA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p655Palavras-chave:
Educação do campo, Posição de sujeito, Livro didático, Interculturalidade.Resumo
A produção textual que se apresenta é oriunda da pesquisa que investigou o discurso sobre a posição intercultural do sujeito na política nacional do livro didático para educação do campo. Neste intuito, utilizamos a análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2008) como caixa de ferramenta teórica-metodológica para comunicar os achados. A investigação se deu por meio do mapeamento das fontes primárias (PNLD/Campo 2016 e 2013) que nos remeteram às fontes secundárias como as leis, decretos, resoluções, artigos, dissertações e teses. Temos por finalidade apresentar os achados da pesquisa: O discurso sobre a posição intercultural dos sujeitos na política nacional do livro didático para educação do campo. Nas escavações realizadas do corpus analítico/descritivo chegamos à conclusão de que o discurso sobre a posição do sujeito está atravessada nos campos de domínio da democracia, da decolonialidade, dos direitos humanos e dos estudos culturais. Ordens discursivas que permeiam os sujeitos do campo se posicionarem interculturalmente na política nacional do livro didático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.