EDUCAÇÃO PARA QUEM? CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A HISTÓRICA EXCLUSÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Valquiria Conti Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p674

Palavras-chave:

educação do campo, desigualdade, acesso, tecnologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar, através de revisão bibliográfica, como ocorreu a exclusão dos sujeitos do campo no processo educacional ao longo do tempo.  De maneira específica, o artigo busca descrever o histórico de desigualdades educacionais no Brasil, com foco nas áreas rurais; identificar as principais causas e efeitos das desigualdades no campo, principalmente na área da educação, ao longo do tempo; contextualizar a desigualdade de acesso às tecnologias no período pandêmico. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, a qual se acredita que irá auxiliar a responder os objetivos propostos. Para tanto, se fez uso de pesquisa bibliográfica em dados secundários, artigos e periódicos que abordassem a temática. Ainda se faz uso da metodologia participativa para compreender melhor o contexto da educação do campo, visto que a autora é aluna egressa de escolas que estavam no campo e vivenciou a desigualdade tecnológica. A conjuntura da educação do campo no Brasil tem sido marcada por desafios históricos relacionados às desigualdades educacionais e, mais recentemente, pelas disparidades digitais agravadas pela pandemia de COVID-19. Esta análise destaca a necessidade urgente de abordar esses problemas de maneira abrangente e proativa, a fim de diminuir a segregação já existente. As desigualdades educacionais observadas ao longo do tempo são reflexo de um sistema que historicamente negligenciou a educação nas áreas rurais, perpetuando estereótipos e desvalorizando o conhecimento dos camponeses. Além disso, as desigualdades digitais têm aumentado ainda mais essas diferenças, à medida que o ensino remoto se tornou uma norma durante a pandemia. A falta de acesso à internet e tecnologia nas áreas rurais tem impedido muitos estudantes de participarem plenamente da educação, aprofundando a exclusão educacional.

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Biografia do Autor

Valquiria Conti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular de Geografia na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Conti, V. ., & Flores, C. R. (2023). EDUCAÇÃO PARA QUEM? CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A HISTÓRICA EXCLUSÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO À EDUCAÇÃO . Caderno De Geografia, 33(2), 674. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p674

Edição

Seção

ARTIGOS