EDUCAÇÃO PARA QUEM? CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A HISTÓRICA EXCLUSÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p674Palavras-chave:
educação do campo, desigualdade, acesso, tecnologia.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral investigar, através de revisão bibliográfica, como ocorreu a exclusão dos sujeitos do campo no processo educacional ao longo do tempo. De maneira específica, o artigo busca descrever o histórico de desigualdades educacionais no Brasil, com foco nas áreas rurais; identificar as principais causas e efeitos das desigualdades no campo, principalmente na área da educação, ao longo do tempo; contextualizar a desigualdade de acesso às tecnologias no período pandêmico. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, a qual se acredita que irá auxiliar a responder os objetivos propostos. Para tanto, se fez uso de pesquisa bibliográfica em dados secundários, artigos e periódicos que abordassem a temática. Ainda se faz uso da metodologia participativa para compreender melhor o contexto da educação do campo, visto que a autora é aluna egressa de escolas que estavam no campo e vivenciou a desigualdade tecnológica. A conjuntura da educação do campo no Brasil tem sido marcada por desafios históricos relacionados às desigualdades educacionais e, mais recentemente, pelas disparidades digitais agravadas pela pandemia de COVID-19. Esta análise destaca a necessidade urgente de abordar esses problemas de maneira abrangente e proativa, a fim de diminuir a segregação já existente. As desigualdades educacionais observadas ao longo do tempo são reflexo de um sistema que historicamente negligenciou a educação nas áreas rurais, perpetuando estereótipos e desvalorizando o conhecimento dos camponeses. Além disso, as desigualdades digitais têm aumentado ainda mais essas diferenças, à medida que o ensino remoto se tornou uma norma durante a pandemia. A falta de acesso à internet e tecnologia nas áreas rurais tem impedido muitos estudantes de participarem plenamente da educação, aprofundando a exclusão educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.