FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCAÇÃO DO CAMPO:
Um Olhar Sobre as Escolas Estaduais do Campo no Município de São Francisco de Assis/RS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p735Palavras-chave:
Educadores, Educação do Campo, EstaduaisResumo
O presente estudo possui a intenção de discutir acerca da formação continuada dos educadores nas Escolas Estaduais do campo de São Francisco de Assis, entendendo como acontece a organização do trabalho pedagógico destas Escolas como um todo. O objetivo principal foi conhecer os espaços onde as escolas estão inseridas, bem como reconhecer as principais problemáticas encontradas por parte dos educadores em relação aos alunos do campo. Metodologicamente, foi necessário, na primeira parte reconhecer as teorias, analisando as bibliografias existentes sobre esta temática. Em seguida, na segunda parte, tratamos de conhecer o contexto da realidade apresentada quanto aos aspectos físicos e sociais das escolas pesquisadas. Este artigoo é fruto da pesquisa de um projeto de Mestrado em Geografia, em andamento desde 2016, na qual,nesta discussão reafirmamos a necessidade de uma formação continuada que venha contemplar as temáticas que realmente agreguem protagonismo aos atores/autores principais que são os alunos/educadores, para isso os educadores através de encontros reflexivos com outros profissionais, tendo a escola como espaço-tempo, promovendo a dialogicidade, estarão concretizando e entendendo o real serviço do Projeto Político Pedagógico próprio da Educação do Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.