UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA DE FORMAÇÃO SINDICAL DA CONTAG
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p700Palavras-chave:
Educação Popular, ENFOC, Formação sindical.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a Educação Popular nas práticas pedagógicas da Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC, que é um espaço de formação sindical do MSTTR. Observaram-se como as práticas pedagógicas são desenvolvidas na escola de formação, por meio da análise de publicações produzidas pelos educandos da escola, como também, as concepções da Educação Popular, com base na pedagogia transformadora de Paulo Freire e de pensadores que seguem uma perspectiva teórica de base popular. A pesquisa é de natureza qualitativa, o procedimento técnico utilizado para a análise dos dados é o da pesquisa documental. O referencial teórico foi ancorado em autores como Brandão (1986, 2007, 2009, 2014) e Freire (1967, 1997, 1987), além das publicações da Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, como, o PPP, Rota da multiplicação criativa, entrelaçando práticas e saberes (2013), Multiplicação criativa, um entrelaçar de práticas e saberes (2012). Conclui-se que as práticas são desenvolvidas a partir das realidades dos sujeitos e intrínseca nos processos formativos, onde o diálogo é um instrumento essencial nesse processo, e os princípios da Educação Popular estão em todo o itinerário da formação dos educadores, envoltos na metodologia, numa relação entre teoria e prática.
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