EDUCAÇÃO COM AS JUVENTUDES DO CAMPO:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA RURAL DO NÚCLEO RURAL TAQUARA

Autores

  • Maurício Barbosa Carneiro Universidade de Brasília
  • Maria Lídia Bueno Fernandes Universidade de Brasília
  • Sidelmar da Silva Kunz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p719

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Juventudes, Campo, Cotidiano.

Resumo

O trabalho apresenta um panorama geral das juventudes rurais acerca do ensino de Geografia na Educação de jovens e Adultos em uma escola rural, noturna, no Núcleo Rural Taquara em Planaltina- DF. Em contraponto ao contexto em que estão inseridos esses jovens, são apresentados as lacunas dessa modalidade na visão do estudantes considerando a relação entre escola, trabalho e o território. Envolve como base teórica contribuições de autores que estabelecem relações com o território, e as espacialidades dos sujeitos envolvidos, considerando as relações cotidianas e as vivências do campo e seu reflexo nos contextos do ensino de geografia a partir de Milton Santos, Lana Cavalcanti, Rafael Straforini, Henry Lefebvre, José Domingos Pais, dentre    outros. Estabelece a necessidade de compreensão das juventudes a partir de seus cotidianos, além   da crítica às bases do ensino que desconsiderem os sujeitos e suas espacialidades em especial as que ocorrem no campo. Dentre    os    resultados, constata    que, houve avanços na Educação de jovens e Adultos ao aproximar-se do cotidiano dos sujeitos, mas que ainda há desafios postos para a escola do campo e uma educação popular. Metodologicamente, a pesquisa considerou as histórias de vidas dos jovens e como elas refletem em suas espacialidades rurais e no ensino de Geografia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Barbosa Carneiro, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília e professor de Geografia na Educação Básica

Maria Lídia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília

Doutora e Pós Doutora em Geografia  e Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Sidelmar da Silva Kunz, Universidade de Brasília

Pesquisador do INEP e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Barbosa Carneiro, M. ., Bueno Fernandes, M. L. ., & da Silva Kunz, S. . (2023). EDUCAÇÃO COM AS JUVENTUDES DO CAMPO:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA RURAL DO NÚCLEO RURAL TAQUARA. Caderno De Geografia, 33(2), 719. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p719

Edição

Seção

ARTIGOS