EDUCAÇÃO COM AS JUVENTUDES DO CAMPO:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA RURAL DO NÚCLEO RURAL TAQUARA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n2p719Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Juventudes, Campo, Cotidiano.Resumo
O trabalho apresenta um panorama geral das juventudes rurais acerca do ensino de Geografia na Educação de jovens e Adultos em uma escola rural, noturna, no Núcleo Rural Taquara em Planaltina- DF. Em contraponto ao contexto em que estão inseridos esses jovens, são apresentados as lacunas dessa modalidade na visão do estudantes considerando a relação entre escola, trabalho e o território. Envolve como base teórica contribuições de autores que estabelecem relações com o território, e as espacialidades dos sujeitos envolvidos, considerando as relações cotidianas e as vivências do campo e seu reflexo nos contextos do ensino de geografia a partir de Milton Santos, Lana Cavalcanti, Rafael Straforini, Henry Lefebvre, José Domingos Pais, dentre outros. Estabelece a necessidade de compreensão das juventudes a partir de seus cotidianos, além da crítica às bases do ensino que desconsiderem os sujeitos e suas espacialidades em especial as que ocorrem no campo. Dentre os resultados, constata que, houve avanços na Educação de jovens e Adultos ao aproximar-se do cotidiano dos sujeitos, mas que ainda há desafios postos para a escola do campo e uma educação popular. Metodologicamente, a pesquisa considerou as histórias de vidas dos jovens e como elas refletem em suas espacialidades rurais e no ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.