O francês e o inglês no Canadá
Identidade linguístico-cultural no Québec (1867-1912)
Palavras-chave:
Québec, Francês, Identidade, CulturaResumo
O presente trabalho visa compreender como se deu a construção da identidade no Québec de 1867 até o Congresso da Língua Francesa, realizado no Québec, em 1912. A construção da identidade cultural do Québec se deu a partir de uma série de conflitos, iniciados após a derrota francesa na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), em que o Québec foi entregue à Inglaterra e ganhou novos contornos após a independência e a formação da Confederação do Canadá, em 1867. A partir de então, as elites francófonas buscaram formas de combater o “medo” da assimilação e o domínio do inglês como língua regional.
Downloads
Referências
FARIA, Ederson; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. V. 15, n. 1, Jan./Jun. de 2011, p. 35-42.
GARNEAU, Philippe. Les rélations entre la France et le Canada à la Fin du XIXe Siècle: la Révue Paris-Canada (1894-1909). Dissertação (mestrado) apresentada ao Programme de Maîtrise en Histoire. Université du Québec à Montréal. Montréal, 2008.
HARVEY, Fernand. Le Québec et le Canada français: histoire d’une déchirure. 12e Colloque annuel du Centre d’études franco-canadiennes de l’Ouest. Université Regina Saskatchewan, 1995.
LIMA, Natália Dias de Casado. Moda e Art Nouveau na Belle Époque Francesa. In: III Seminário Internacional história do tempo presente. UDESC. Florianópolis, 2017.
VINCENT, Nadine. L’élite du Québec à l’assaut du français québécois: 150 ans de dénigrement dans la presse écrite. In: Langue et pouvoir. Bologna: Il Libri di Emil, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).