América: conquista, invenção ou descoberta?

Um debate historiográfico e educacional

Autores

  • Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Karolinne de Souza Tinoco Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

América Colonial, Educação Básica, Conquista da América

Resumo

O presente artigo visa debater a respeito do uso do conceito de “descoberta” em detrimento de “invenção” e “conquista” da América, na disciplina de História ministrada na Educação Básica. Acredita-se na necessidade da discussão do porquê ainda persistir no imaginário social a ideia de que a América foi descoberta. Para refletir sobre o tema, serão utilizadas teorias historiográficas decoloniais vigentes para analisar as mudanças que ocorreram nas diretrizes educacionais ao longo dos anos, avaliando, criticamente, a BNCC[1], os PCNs[1] e o PNLD[1], observando que, ainda hoje, há autores que utilizam o termo “descoberta”.

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Biografia do Autor

Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Karolinne de Souza Tinoco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2021-12-23