O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO DE HELENA ANTIPOFF E O RURALISMO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Educação no campo, Helena Antipoff, Ruralismo pedagógico, Minas GeraisResumo
Em períodos de expansão da modernização, como ocorrida em Minas Gerais na década de 1940 e 1950, a Secretaria de Educação atuou reformulando o sistema educacional buscando incentivar a formação de professores para o meio rural. O modelo de educação proposto por Helena Antipoff trouxe novas possibilidades para a educação no meio rural a partir do ruralismo pedagógico. Os ideais do “otimismo pedagógico” se encontram presentes no pensamento Antipofiano, buscando fazer da escola não uma “torre de marfim”, mas a responsável por garantir e efetivar o desenvolvimento do progresso de regiões rurais a partir do conhecimento científico levado ao homem no campo. Através da análise histórica e abordagem de documentos sobre o Curso Normal Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité-MG no período de 1949 a 1953, pretende-se compreender o papel do currículo na formação de professores do campo e a ideologia que era proposta pela escola ao meio rural.
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