ANÁLISE DOS CENSOS DE 1920 E 1940

a chegada do imigrante japonês em fazendas mineiras

Autores

  • Ana Luiza Antunes Aguiar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Eduardo Oliveira da Silva Filho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Censo, Imigração, Japoneses, Minas Gerais, Mão de Obra

Resumo

Este artigo analisa a presença de imigrantes japoneses no estado de Minas Gerais no século XX utilizando-se dos censos demográficos de 1920 e 1940. Analisando o período em que se inicia o processo de transição do trabalho escravo para o trabalho livre, pretendemos perceber em que medida o imigrante japonês teve importância nesse processo e mostrar através dos dados étnicos e culturais presentes nos censos, algumas marcas da atuação japonesa nesse período. Destaca-se a diferença entre as posturas dos estados de Minas Gerais e São Paulo, perante o uso da mão-de-obra imigrante na lavoura nesse período e como tal diferença afeta a presença japonesa em Minas. Por fim, conclui-se que a presença japonesa em Minas não foi tão impactante em números quanto foi em outros estados, mas foi de significativa importância no período analisado de transição entre mão-de-obra escrava e livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Antunes Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda no curso de Licenciatura e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Eduardo Oliveira da Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando no curso de Licenciatura e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

REFERÊNCIAS:

COELHO, Magda Prates; SAKURAI, Célia. (org) Resistência & integração: 100 anos de imigração japonesa no Brasil / [organizadoras, Célia Sakurai, Magda Prates Coelho]. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2008.

IBGE. Censo Demográfico - 1940. Rio de Janeiro, IBGE, 1950 (vol. II).

KEHDY, Mitiko Okazaki; SILVA, Delso Morais da. A presença japonesa em Minas Gerais: imigração e investimento 1908-2008. Belo Horizonte: Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, 2010.

LANNA, Ana Lúcia Duarte. O Café e o Trabalho ''Livre'' em Minas Gerais-1870/1920. Revista Brasileira de História. São Paulo: v. 6, n. 12, 1986.

LARA, S. H. Escravidão, cidadania e história do trabalho no Brasil. Projeto História, São Paulo, n. 16, p. 25-38, fev. 1998.

LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional: Imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

USARSKI, Frank; SHOJI, Rafael. Perspectiva sociológica sobre a expansão do Budismo e das religiões japonesas no Brasil. REVER: Revista de Estudos da Religião, v. 17, n. 2, p. 99-118, 2017.

VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-17

Edição

Seção

Artigos Dossiê "Estudos de História Regional: Minas Gerais por sua história