TRÍADE PERSA NAS HISTÓRIAS
representações herodotianas de Ciro, Cambises e Dario
Palavras-chave:
Representações, Histórias, Heródoto, Monarcas Persas, Império Persa AquemênidaResumo
Com o advento das Guerras Médicas, na primeira metade do século V a.C., o contato entre gregos e persas se intensificou. Na conjuntura pós-guerras, a política helênica e, especificamente, a política ateniense se fortaleceu e se consolidou de forma significativa. Somado a isso, observa-se um período de efervescência política, onde há a afirmação de uma identidade grega, pautada na união de “irmãos gregos” que lutam pela liberdade e contra a tirania, e consolidam sua identidade frente ao “outro”, representado principalmente pelo Império Persa. Heródoto, historiador de Halicarnasso, estava inserido nesse contexto político, onde escreveu suas Histórias. Divididas em nove livros, as Histórias narram diversos episódios históricos da Hélade e de povos do Oriente. No decorrer dessa obra Heródoto apresenta alguns dos monarcas persas, dos quais trabalharemos com a representação de três deles: Ciro como pai; Cambises como déspota; e Dario como mercador. Vale salientar que, nessas representações, é possível perceber elementos da política ateniense que consistiam na afirmação e exaltação dos elementos constituintes de uma identidade grega, e na propagação de uma figura negativa acerca do Oriente, de maneira específica, da Pérsia. Somado a isso temos a perspectiva de um historiador que teve contato com diversos povos e culturas. Vindo de uma colônia grega localizada na Ásia Menor que foi satrapia, isto é, província do Império Persa, Heródoto teve contato direta e indiretamente com os persas o que influenciou seu julgamento e escrita.
Downloads
Referências
CONDILO, Camila da Silva. Heródoto, as tiranias e o pensamento político nas Histórias. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
GUARINELLO, Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
GUARINELLO, N. L. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politeia - História E Sociedade, São Paulo, 2003, p. 41-61.
HALL. Edith. Inventing the Barbarian: Greek Self-Definition through Tragedy. Oxford, 1989.
HALL, J. Quem eram os gregos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 2001, p. 213-225.
HARTOG, François. O Espelho de Heródoto: Ensaio sobre a Representação do Outro. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIVERANI, Mario. O Antigo Oriente: História, Sociedade e Economia. São Paulo: Edusp, 2016.
MARCADLE, Meredith. A História da Ásia Antiga. São Paulo: M. Books, 2021.
SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. Heródoto e suas Histórias. Revista de Teoria da História, Ano 7, Número 13. Goiás: UFG, 2015.
SOUZA, Matheus Vargas de. Ἀθηνέων κατήκοοι: estudo sobre a relação política entre as Histórias de Heródoto e o Império Ateniense. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2020.
TREUK, Matheus. O Império Aquemênida em Heródoto: Identidade e Política nas Histórias. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
FONTES
HERÓDOTO. Histórias: Livro I, Clio. São Paulo: Edipro, 2015.
HERÓDOTO. Histórias: Livro II, Euterpe. São Paulo: Edipro, 2016.
HERÓDOTO. Histórias: Livro III, Talia. São Paulo: Edipro, 2017.
HERÓDOTO. Histórias: Livro IV, Melpômene. Silva. São Paulo: Edipro, 2019.
HERÓDOTO. Histórias: Livro V, Terpsícore. Silva. São Paulo: Edipro, 2020.
HERÓDOTO. Histórias: Livro VI, Melpômene. Silva. São Paulo: Edipro, 2022.
HERÓDOTO. História. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. Reedição da Coleção Clássicos Jackson (1950). Volume 24: Vol. 2 (Livro V, Livro VI, Livro VII, Livro VIII, Livro IX).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).