UM MUNDO POSSÍVEL
a fantasia de Tolkien dialoga com a historiografia
Palavras-chave:
Historiografia, Literatura, Fantasia, Tolkien, Contos de FadasResumo
Este artigo procura conectar o ensaio do renomado autor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien intitulado On-fairy Stories, no qual ele explora questões cruciais relacionadas à forma literária histórias de fadas, com o campo da historiografia. No ensaio, Tolkien defende a importância da fantasia como uma parte intrínseca da linguagem humana e argumenta que as histórias de fadas têm um valor artístico significativo. A partir disso, concentramos nossa atenção em dois dos quatro efeitos que ele expõe sobre tais narrativas: a Recuperação, que envolve a capacidade de ver as coisas de forma mais nítida e além do que é familiar, e o Escape, que possibilita uma perspectiva alternativa do mundo. Nossa intenção é discutir a aplicação das ideias de Tolkien sobre histórias de fadas como uma ferramenta para facilitar a compreensão das mudanças na historiografia do século XX. Nesse sentido, procuramos demonstrar o potencial de diálogo entre a literatura e a historiografia, não apenas para tornar esta última mais acessível, mas também para enriquecer o conjunto de ferramentas teórico-metodológicas disponíveis e ampliar as perspectivas futuras no campo da história.
Downloads
Referências
BRAUDEL, F. O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na Época de Filipe II. 2 Volumes. São Paulo: Edusp, 2016.
BURKE, P. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929–1989. São Paulo: Editora Unesp, 1992.
GIBBON, E. The Decline and Fall of the Roman Empire. 6 vols. Norwalk: Easton Press, 1986.
KLATAU, D. O Condado, a Terra-Média e o Mar – A nostalgia de Tolkien. Anais do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. UNESP, Assis-SP, 2008. Disponível no endereço eletrônico: <https://www.academia.edu/35231350/O_Condado_a_Terra_M%C3%A9dia_e_o_Mar_A_nostalgia_de_Tolkien> [Acesso em: 20 de outubro 2023].
REDFIELD, J. O homem e a vida doméstica. In: VERNANT, J-P. (org.) O Homem Grego. Lisboa: Editorial Presença, 1994. p. 144–171.
SILVA, K. V. e SILVA, M. H. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, M. O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985). Antíteses, v. 2, n. 3, p. 23–36, 2009.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. 3 Volumes. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. Tradução: Ronald Kyrmse. 1ª edição. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.
TOLKIEN, J. R. R. Sobre Estórias de Fadas. In: Árvore e Folha. Tradução: Reinaldo José Lopes. 1ª edição. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.
TOLKIEN, J. R. R. Sobre História de Fadas. Tradução: Ronald Kyrmse. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.
TOLKIEN, J. R. R. On-Fairy Stories. In: The Monsters and The Critics and Olther Essays. Edited by Christopher Tolkien. London UK: Harper Collins Publishers, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).