PERFORMANDO A MOÇAMBICANIDADE
Festivais nacionais de cultura e a edificação da identidade cultural nacional, 1975 – 2018
Palavras-chave:
Festivais Nacionais de Cultura, Identidade Cultural, MoçambiqueResumo
Em 1975, Moçambique tornou-se independente do jugo colonial, criando espaço para a continuação do desiderato da unidade nacional iniciado pela Frelimo durante a luta armada. A edificação da nação moçambicana e do sujeito pós-colonial moçambicano constituíram elementos cruciais dos programas governativos, tendo a cultura sido identificada como um pilar fundamental. Seguindo as práticas conceituais e teóricas sobre a performance como lente para estudar o passado, o presente e o futuro, argumento que, nos seus esforços para a edificação da identidade cultural moçambicana, visando contrapor a herança colonial, o governo de Moçambique pós-colonial performou versões distintas da(s) identidade(s) cultural(is) através de festivais culturais de 1975 a 2018. Embora as diversas versões da(s) identidade(s) cultural(is) de Moçambique performadas nas edições dos festivais nacionais atinentes a questões culturais, tenham levado em consideração a diversidade cultural que caracteriza o país, a moçambicanidade em edificação foi contestada e desafiada, e continua sendo um processo inacabado.
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