A INFLUÊNCIA DOS COMERCIAIS DE ESTÉTICA E EMBELEZAMENTO NAS REVISTAS ILUSTRADAS DO BRASIL

um estudo entre a Para Todos e a Revista Feminina nas décadas de (1920 - 1930)

Autores

  • THAYSE EVELEM ALVES DELFINO Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Anúncios, Revistas, Estética e embelezamento, Brasil

Resumo

O presente estudo visa analisar os anúncios de propagandas de beleza e estética nas revistas ilustradas do Brasil, enquanto veículo de comunicação nos anos de 1920 a 1930, o que contribuiu decisivamente para o crescimento da mídia editorial. Permitindo que os grupos de média e alta classe social estejam em dia com as novidades expostas nesses periódicos, e assim influenciado-as. Dado isso, problematizo como esses anúncios conseguiram transformar o estilo de vida, comportamento e mentalidade social desses grupos, mediante produtos exibidos em revistas, como na Para todos e Revista feminina, que em sua totalidade esteve nas bancadas brasileiras por mais de vinte anos de duração. Dessa forma, com base nas análises de Jhon B. Thompson (1998), penso em como se planeja a mídia editorial, mediante planos de ação e representações simbólicas. E por último, mas também importante, a autora Sandra Pesavento (2009) se faz presente nesse trabalho, visto que, através da história das sensibilidades, demonstro como as revistas conseguiram acompanhar o ser humano no tempo,  captando através de suas intimidades, inseguranças e medos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THAYSE EVELEM ALVES DELFINO, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

DURRAY, Moe. Para Todos. Ano VI, n° 271, Rio de Janeiro - RJ, 1924.

GISH, Dorothy. Para Todos. Magazine Semanal Ilustrado. n° 71, Rio de Janeiro, 1920.

MAGEL, Conrad. Para Todos. Ano VI. n 281, Rio de Janeiro, 1924

MARTINS, Ana. L; LUCA, Tânia. Regina. História da Imprensa no Brasil. 2 ed. Reimpressão - São Paulo, 2012.

MAYD, Ank. Para Todos. Ano V, n° 258, Rio de Janeiro - RJ, 1923.

MOREIRA, silva. São Paulo na Primeira República. Ed, Brasiliense, São Paulo - SP, 1988

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades: escrita e leitura da alma. In: Pesavento, Sandra Jatahy; Langue, Frédérique. (Org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2007, v. 1, p. 9-21.

PRIORE, Del. Mary. Corpo a corpo com a mulher. Pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC, 2000.

SALLES, Virginia de Souza. Revista Feminina. n °168, São Paulo - SP, 1928.

SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil República: da belle époque à era do rádio. Ed. Compainha das Letras, vol.3. São Paulo, 1999.

SODRÉ, Nelson. W. História da Imprensa no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro, 1999.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5 ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1998.

WOLF, Naomi. O mito da beleza. Como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

FONTE

Para Todos. Ano VIII, n °607. Rio de Janeiro, 1930.

Downloads

Publicado

2024-08-01