ELAS BONITAS? SÓ SE FOSSEM COMO AS MOÇAS DE HOLLYWOOD
a representação da mulher norte-americana nas páginas da revista “Fon-Fon” e a influência da política da Boa Vizinhança no Brasil durante o Estado Novo
Palavras-chave:
Fon-Fon, Discurso, Disciplina, Corpo, FotografiasResumo
Este artigo planeja analisar a revista ilustrada brasileira Fon-Fon, enquanto um importante recurso midiático durante o governo ditatorial getulista no período do Estado Novo (1937-1947), especificamente no contexto da implementação da política da Boa Vizinhança estadunidense no Brasil. As representações dessa política foram adotadas por Getúlio Vargas em sua estratégia de modernização da sociedade elitista e da classe média, utilizando o estilo cultural dos Estados Unidos como referência, conforme exibidos na revista. Nesse contexto, o ideal da mulher norte-americana - em particular as atrizes e modelos hollywoodianas - eram apresentadas como o padrão a ser seguido pelas mulheres brasileiras, cabendo a elas seguirem a rotina, moda e beleza típicas das mulheres norte-americanas, adequando seus corpos a tais regulamentações estéticas. Assim, busca-se problematizar o discurso político midiático evidenciado nas fotografias de atrizes estadunidenses, expostas nas páginas da Fon–Fon, considerando as medidas disciplinares por elas transmitidas. Por isso, metodologicamente nos ancoramos em autores como Foucault (1999), Louro (2000) e Kossoy (2014). Assim, este estudo aspira contribuir para a compreensão das relações entre mídia, política e gênero no Brasil durante o Estado Novo.
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