A IA COMO AGENTE INTERATIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Técnicas e Possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar, Inteligência Artificial, Storytelling, ChatGPT

Resumo

Os dispositivos de Inteligência Artificial generativa de textos têm sido usados com maior frequência por discentes e docentes desde a popularização do ChatGPT em 2022. Questões como ética e autoria têm sido pontuadas como “fragilidades da máquina”, todavia, dizem respeito aos comportamentos individuais e sociais nos usos dos dispositivos tecnológicos, revelando as “fragilidades humanas” no manejo digital. No campo da ciência histórica o ofício do professor requer um olhar problematizador não apenas do conteúdo, mas da técnica de acesso aos dados disponíveis online, envolvendo processos de identificação, seleção, análise crítica e decisão das informações. Do mesmo modo que os livros didáticos, filmes e jornais, os chatbots emergem como instrumentos para o desenvolvimento da criatividade, autonomia e interatividade. Sua problematização é necessária, bem como os princípios decisórios humanos que regem seu manuseio. Por isso, o artigo traz a prática contextualizada de uso do ChatGPT na criação de uma storytelling sobre o período da ditadura civil-militar, a partir de 1968, tendo como protagonistas um historiador e um ex-guerrilheiro enquanto ponto de partida para o ensino-aprendizado do tema. O artigo objetiva continuar o experimento do historiador Julio Bentivoglio (2023) a partir de uma configuração dialógica distinta  em que a ficção e a realidade contextual estejam imiscuídas para a apreensão da história. Para tanto, fundamenta-se em pesquisas sobre IA, Machine Learning, e em Educação a partir de tecnologias digitais e leituras da ditadura civil-militar.

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Biografia do Autor

JANAINA CARDOSO DE MELLO, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em História Social (UFRJ); Professora do DHI, PROFHISTÓRIA, PROHIS e PPGED na UFS. Bolsista de Produtividade CNPq DT-2.

RAFAEL SANTA ROSA CERQUEIRA, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor da Educação Básica em Aracaju/SE.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos dossiê temático