Machado de Assis e a questão racial:

a formação da música popular brasileira e o recalque do maxixe em “Um homem célebre"

Autores

Palavras-chave:

Machado de Assis, Recalque, Música Popular Brasileira, Identidade Cultural, Cultura Afro-Brasileira

Resumo

Este artigo analisa como o conto "Um Homem Célebre", de Machado de Assis, reflete os conflitos raciais ao abordar a tensão entre cultura erudita e popular no Brasil do século XIX. Com base no conceito psicanalítico de recalque (Verdrängung), tal como apropriado por José Miguel Wisnik em sua leitura cultural da música brasileira, interpreta-se a trajetória do personagem Pestana como uma metáfora para o retorno do recalcado (Wiederkehr des Verdrängten): a musicalidade afro-brasileira reprimida, mas essencial na formação da música popular. O estudo introduz a sublimação (Sublimierung) como conceito complementar, explorando o processo de transformação simbólica que preserva e, ao mesmo tempo, neutraliza expressões culturais subalternizadas. A metodologia integra análise literária e estudos culturais, contextualizando o texto de Machado nas transformações musicais do período, especialmente a transição da polca ao maxixe, compreendida como um processo de crioulização cultural. Conclui-se que Machado não apenas antecipa debates sobre a repressão e reinvenção da presença afrodescendente, mas também revela a música popular como espaço de disputa e negociação. A introdução da sublimação amplia a compreensão desses processos, evidenciando os entraves culturais e raciais que continuam a influenciar as disputas em torno da identidade nacional no Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre do Amaral Ramos Júnior , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pós-doutor pelo Departamento de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Brasília: Edições Câmara, 2017. (Original de 1915).

BILLET, Alexander. Abalar a cidade. Música e Capitalismo, Espaço e Tempo. São Paulo: Editora Sobinfluência, 2024.

FREUD, Sigmund. Recalque (1915). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 14, 1996.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 7, 1996.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob regime da economia patriarcal. 48. ed. São Paulo: Global, 2003.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. 50 contos reunidos de Machado de Assis. Seleção de John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAMMÌ, Lorenzo. A fugitiva: ensaios sobre música. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

PEREIRA, Lúcia Miguel. Machado de Assis. Estudo crítico e biográfico. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988.

SALOMÃO, Saloma. Memórias Sonoras da Noite: Musicalidades africanas no Brasil Oitocentista. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ROSA, Allan da; FAUSTINO, Deivison. Balanço Afriado: Estética e política em Jorge Ben. São Paulo: Perspectiva, 2023.

WISNIK, José Miguel. Machado Maxixe: O caso Pestana. Teresa, São Paulo, n. 4-5, p. 13-79, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Edição

Seção

Artigos dossiê temático