O efeito das relações sociais em “O espelho” e “Uma visita de Alcebíades” de Machado de Assis
Palavras-chave:
Machado de Assis, Relações sociais, ContosResumo
Machado de Assis representou em suas narrativas as figuras que componham a sociedade brasileira escravagista oitocentista. Por meio de críticas veladas e gingados de capoeira, assim descrito por Luiz Costa Lima (2002), foi capaz de traçar as injustiças e problemáticas de sua época. Ademais, foi um escritor com um olhar assíduo para as relações sociais que permeavam essa sua sociedade contemporânea, sendo possível englobar em seus personagens os efeitos da aparência desejada e da essência perdida. Os contos “O Espelho” e “Uma visita de Alcebíades”, escolhidos para compor a análise do presente artigo, permitem analisar e discutir sobre o apagamento do ser e a busca da visibilidade dentro dessa sociedade burguesa. Para tal, utiliza-se, sobretudo, os estudos de Bosi (2007), Lima (2002), Muricy (1988) e Santiago (2016).
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Papéis Avulsos. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006.
BOSI, Alfredo. O enigma no olhar. 4 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BOSI, Alfredo. A máscara e a fenda. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5792372/mod_resource/content/2/A%20m%C3%A1scara%20e%20a%20fenda%20-%20Alfredo%20Bosi.pdf> Acesso em: 19. Jan
FAORO, Raymundo. Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. In: Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. – 4 ed. São Paulo, SP: Globo, 2001.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 2004.
LIMA, Luiz Costa. Machado: Mestre de Capoeira. In: Intervenções. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis, 1839-1870: ensaio de biografia intelectual. 2 ed ver.- São Paulo: Editora UNESP, 2009.
MURICY, Katia. A razão cética: Machado de Assis e as questões de seu tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SANTIAGO, Silviano. Machado: romance. Editora Companhia das Letras, 2016.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. Editora Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


