Do púlpito ao jornal:
a construção do discurso maçônico por meio da literatura diante o embate com a Igreja Católica
Palavras-chave:
Periódicos maçônicos do século XIX, Belém do século XIX, Brasil, Produção literária oitocentistaResumo
Em Belém do Pará, durante o Oitocentos, a imprensa mantinha forte caráter político perante a sociedade, por meio da circulação de notícias e artigos opinativos. Nesse período, jornais como O Pelicano (1872-1874), O Santo Officio (1870 – 1889) e O Filho da Viúva (1873) surgiram a fim de enaltecer/defender a doutrina maçônica, fundando uma sociabilidade entre maçons e sociedade leiga, além de rechaçar denúncias advindas de figuras contrárias às suas ideologias, principalmente clérigos da Igreja Católica, por meio de artigos opinativos e produções literárias, envoltas nos assuntos pertencentes às querelas vivenciadas pelas folhas. Desse modo, este trabalho possui como objetivo apresentar estes jornais, identificar as produções de cunho literário nos respectivos periódicos, durante a década de 1870, e analisá-las, relacionando-as ao contexto histórico-político-social da época, perante o embate entre Igreja Católica e Maçonaria na Belém do século XIX.
Downloads
Referências
BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Jornal e Literatura: a imprensa no século XIX. Porto Alegre: Nova prova, 2007.
BITENCOURT FILHO, José Adauto Santos. SALES, Germana Maria Araújo. O Pelicano: O posicionamento religioso oitocentista perante o romance. Belém: Fapespa, 2014.
COSTA, Antonio de Macedo; DO PARÁ, Bispo. A questão religiosa do Brazil perante a Santa Sé, ou, A missão especial a Roma em 1873 à luz de documentos publicados e ineditos. 1886. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/242777. Acesso em 03 jan. 2025.
DA SILVA, Jeniffer Yara Jesus. A polêmica da leitura de romances: prescrições e preceitos religiosos na Belém do século XIX. Orientadora: Germana Maria Araújo Sales. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020a.
DA SILVA, Jeniffer Yara Jesus. Anticlericalismo e romance moderno: Cornelia Bororquia ou a Vítima da Inquisição. Letras em Revista, v. 11, n. 2, 2020b.
DE MEDEIROS, Rodrigo Dantas; GILENO, Carlos Henrique. Dom Vital: a questão religiosa, a crise político-social na província pernambucana e suas consequências durante o Segundo Reinado. Revista Idealogando, v. 2, n. 1, p. 5-17, 2018.
LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezy (org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, p. 111-153, 2008.
MEYER, Marlyse. Folhetim – uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MORAES, Felipe Tavares de. Civilização Cristã ou Laica na Amazônia Oitocentista? O Debate entre Tradição Imperial e Política Científica no Grão-Pará (1870-1880). Revista Brasileira de História, v. 43, n. 93, p. 333-354, 2023.
NEVES, Fernando Artur de Freitas. Romualdo, José e Antônio: bispos na Amazônia do oitocentos. Belém: Editora da UFPA, 2015.
SANTOS, Alan Christian de Souza. O que revelar? O que esconder? Imprensa & Maçonaria no findar do dezenove (Pará, 1872-1892). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Belém: 2011.
Fontes primárias
A Boa Nova (1872)
O Filho da Viúva (1873)
O Pelicano (1872)
O Santo Officio (1874)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


