DA PLAZA MAYOR À PLAZA DE ARMAS DE VILLAHERMOSA, MÉXICO

  • Jorge Herrera de la Torre PUC Minas
  • Natália Achcar Monteiro Silva PUC Minas
  • Simone Marques de Sousa Safe PUC Minas
Palavras-chave: períodos morfológicos, praça de armas, memória oral, Villahermosa

Resumo

Este artigo pretende analisar a evolução urbana da região morfológica do coração histórico de Villahermosa, México a partir dos métodos da Escola Inglesa de Morfologia Urbana e da Memória Oral. O objetivo é compreender a identidade do lugar, cuja historicidade tem sido amplamente questionada, contribuindo à sua valoração e valorização patrimonial. Os resultados apresentam cronologicamente os períodos morfológicos da Plaza de Armas através de uma breve abordagem histórica e paisagística, acompanhada de mapeamentos de épocas construtivas e do uso do solo, demonstrando como os processos histórico-políticos têm influenciado na autenticidade e integridade do espaço primogênito da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Herrera de la Torre, PUC Minas

Arquiteto pela Universidad Juárez Autónoma de Tabasco, especialista em Arquitetura da Paisagem pela PUC-MG e mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Natália Achcar Monteiro Silva, PUC Minas

Arquiteta pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e doutora em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da pós-graduação em Arquitetura da Paisagem – IEC PUC Minas.

Simone Marques de Sousa Safe, PUC Minas

Arquiteta pela PUC Minas, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da pós-graduação em Arquitetura da Paisagem – IEC PUC Minas.

Publicado
30-08-2024