Morfologia Urbana e Paisagem no Cruzeiro Velho/DF
Resumo
O Cruzeiro Velho é um bairro planejado de Brasília/DF, cujos projetos urbanístico e arquitetônico de casas populares foram idealizados por Lúcio Costa no contexto do modernismo. Com o tempo, sua paisagem se alterou significativamente devido, sobretudo, à alteração e ampliação das residências, o que ocasionou redução das áreas verdes públicas, abundantes no plano urbano original, concebido sob o ideal de “cidade-parque”. A partir desse estudo de caso, o presente artigo analisa a evolução tipológica das casas, discute a crítica da Escola Italiana de Morfologia Urbana ao movimento modernista, e, à luz das teorias do Sistema de Espaços Livres, da Ecologia da Paisagem e da Infraestrutura Verde, propõe ações para a requalificação ambiental e urbanística da área de estudo, reequilibrando a relação entre cidade e natureza.
Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.