BIOPOLÍTICA E NEOLIBERALISMO:

Uma revisão sobre a controversa interpretação de Michael Behrent sobre Michel Foucault

  • Eduardo Zaidhaft Universidade Estácio de Sá
  • Leif Grünewald Universidade do Estado do Pará
  • Monah Winograd Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Foucault, Liberalismo, Humanismo, Biopolítica, Risco

Resumo

Esta pesquisa teórico-conceitual examina a controversa interpretação e Michael Behrent sobre Michel Foucault, que sugere uma possível afinidade de seu pensamento com o neoliberalismo econômico no contexto da biopolítica. A literatura selecionada para esta revisão é composta fundamentalmente por dois textos de Behrent acerca da obra e da história do filósofo francês. O primeiro texto aborda a suposta associação de Foucault ao neoliberalismo por meio da análise da carreira e obra de François Ewald, um de seus discípulos mais próximos durante o final de sua vida. O segundo texto investiga essa associação dentro da própria obra do filósofo, demonstrando como, durante os seminários realizados no final de década de 1970, ele teria encontrado na corrente da economia neoclássica um exemplo paradigmático para suas concepções filosófico-políticas sobre o poder no contexto da biopolítica, principalmente devido ao seu caráter anti-humanista e antiestatista. Ao concluir esta pesquisa sobre a perspectiva controversa de Behrent sobre Foucault, destaca-se a importância de se ter uma visão plural das interpretações a seu respeito para que seja alcançada uma compreensão mais completa e abrangente sobre as complexidades inerentes à obra deste que é um dos pensadores mais influentes da segunda metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Zaidhaft, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Professor do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá. E-mail: eduardozaidhaft@gmail.com. 

Leif Grünewald, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e em Filosofia pela UFPR e pela Université Toulouse II – Jean Jaurès. Integrante do Cogitans/CLFIL/Uepa e do Laboratório de Estudos Avançados em Psicanálise e Subjetividade da PUC-Rio. E-mail: leifgrunewald@gmail.com. 

Monah Winograd, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora e mestra em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora Associada do PPG em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Vice-decana de Pós-graduação e Pesquisa do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. E-mail: monahwinograd@icloud.com. 

Publicado
26-12-2023
Como Citar
Zaidhaft, E., Grünewald, L., & Winograd, M. (2023). BIOPOLÍTICA E NEOLIBERALISMO:. Sapere Aude, 14(28), 656-673. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p656-673
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT